Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA PARA O ESTUDO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: construindo uma história evolutiva.
Viviane Nassif Dagher Faria, Maryel Cristina Freire Arão, Christian Weverton Lourival Gonçalves, Edmilson Acassio Barreiro, Guilherme Henrique de Oliveira, Alexandra Manoela Oliveira Cruz, Carolina Mariane Moreira

Última alteração: 2020-09-02

Resumo


A utilização de jogos didáticos é uma ferramenta eficaz para proporcionar aulas mais lúdicas, atrativas e menos focadas em reprodução de regras. Através disso, o presente artigo objetivou o ensino do processo evolutivo de maneira transdisciplinar, por meio do relato de experiência da aplicação de um jogo baseado na plataforma virtual Phet (Universidade do Colorado). A versão em tabuleiro englobava conhecimentos de ecologia, biomas, biodiversidade e genética. O jogo foi avaliado por dezenove (19) alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Professor Arlindo Pereira (CAIC) em Poços de Caldas-MG. Os resultados foram positivos em relação ao feedback dos estudantes e professores, que constataram clareza no aprendizado, assim como, melhora nas habilidades sociais e cognitivas.

 


Texto completo: PDF