Última alteração: 2020-09-02
Resumo
O objetivo deste artigo foi apresentar a análise dos planos de aulas produzidos por estudantes concluintes do curso de extensão “Histórias do futebol praticado pelas mulheres no Brasil”. O curso teve 8 encontros e duração total de 16 horas, com a participação de 14 estudantes de Educação Física do IFSULDEMINAS. Por meio de pesquisa qualitativa e exploratória, foram analisadas as possibilidades de tratamento pedagógico dos saberes históricos acerca do conteúdo. Identificou-se que as formulações elaboradas seguiram dois modelos: abordagem geral, relacionada aos debates sobre as desigualdades de gênero; abordagem específica, com tema e recorte temporal definidos. Ambas utilizaram os debates e vivências em quadra como alternativas para a abordagem do conteúdo. A crítica das fontes, pluralidade histórica e pluriperspectivação na análise estiveram presentes, ainda que pontualmente, em vários planos elaborados. As formulações estudantis apontaram caminhos concretos a serem testados por professores de Educação Física, rumo à consolidação do ensino das “Histórias do Esporte”, conforme indicado nas propostas curriculares brasileiras.