Tamanho da fonte:
A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE AS INTERVENÇÕES E AS VIVÊNCIAS NO PIBID NO IFSULDEMINAS MUZAMBINHO
Última alteração: 2020-10-05
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar o relatório do PIBID de 3 bolsistas sobre as intervenções e vivências construídas durante o 2º semestre de 2018, nas aulas de Educação Física do ensino médio técnico-integrado de uma instituição pública de Muzambinho. Essa pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Participaram dessa pesquisa 3 alunos bolsistas, Licenciandos em Educação Física, que participaram do Pibid em uma instituição pública de Muzambinho, com idade de 18 a 27 anos e do sexo masculino. Os resultados apontaram que inicialmente os alunos participantes sentiam inseguranças nas intervenções, porém os estudos, diálogos e planejamentos coletivos que ocorreram na reunião auxiliaram na diminuição dessa insegurança e na aproximação com os alunos do ensino médio; e que as supervisões dos professores tutores do PIBID colaboraram para o desenvolvimento da práxis e da didática. Compreendemos que o PIBID é uma ferramenta educacional capaz de introduzir os graduandos na realidade escolar, modificando-os e oportunizando a iniciação à docência já nas aulas de Educação Física, o que permite a melhor preparação para lidar com o mercado de trabalho e as adversidades presentes nesse contexto tão complexo.
Texto completo:
PDF