Última alteração: 2021-09-21
Resumo
Este artigo foi produzido a partir das experiências de estágio de duas estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Campus Inconfidentes, participantes do Programa de Residência Pedagógica. A proposta de estágio foi a elaboração de aulas síncronas para o 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual. Os encontros das estagiárias com os alunos da educação básica se deram por meio da plataforma Whatsapp para possibilitar a participação da maior quantidade possível de discentes. A regência foi realizada em quatro turmas de whatsapp do sétimo ano, em aulas de 50 minutos, onde foram realizados questionamentos aos estudantes, estimulando-os a refletir sobre a poluição e as suas consequências. As observações e os registros feitos nos diários de campo revelam que os alunos participaram de uma forma produtiva fazendo questionamentos, trazendo para a discussão assuntos do dia a dia, tornando o debate relevante e construtivo.