Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

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ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS SOBRE O ENSINO DE FÍSICA E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Paula Magda da Silva Roma

Última alteração: 2021-10-15

Resumo


Nesta pesquisa, objetivou-se analisar o perfil das teses e dissertações sobre Ensino de Física e inclusão de alunos com deficiências nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu do Brasil, por meio de um estudo bibliométrico. Os 36 trabalhos selecionados foram extraídos do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Constata-se que a maioria das produções são de dissertações advindas do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (61%), localizadas, em sua grande maioria, na região Sudeste (53%). O tema majoritário foi a produção de materiais e práticas pedagógicas (92%). O estudo revelou que as dissertações e teses sobre a temática são escassas dentro do período analisado, de 2015 a 2020, além de evidenciar que, apesar da legislação garantir  o direito de acesso e permanência dos alunos público-alvo da Educação Especial nas salas regulares, a escola e seus profissionais ainda se sentem despreparados para receber e oferecer uma educação de qualidade e inclusiva para esses alunos. Dessa forma, é preciso expandir as pesquisas sobre a temática, sendo o primeiro passo a capacitação desses profissionais, tornando-os aptos a produzir novas metodologias, recursos e estratégias que visem à inclusão de estudantes com deficiência nas classes comuns.

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