Última alteração: 2021-09-17
Resumo
A pandemia de Covid-19 acarretou a suspensão das aulas presenciais como medida de segurança e a educação passou a ser realizada através do ensino remoto utilizando-se as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Várias são os desafios educacionais encarados tanto pelos docentes, os pais/responsáveis e as crianças devido à peculiaridade da educação infantil. Sendo assim, o presente trabalho busca discutir sobre os desafios enfrentados na educação infantil durante o período de pandemia. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura nos bancos de dados das plataformas Scientific Electronic Library on Line (Scielo Brazil) e Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs). A análise dos artigos encontrados revelou que muitas famílias se encontram sobrecarregadas com o acúmulo de tarefas pessoais, profissionais e assistências às crianças com a atividades escolares. Além disso, muitos professores se encontram despreparados para a utilização das TIC e que, apesar de essas serem ferramentas importantes para a efetividade das atividades remotas, muitas crianças são excluídas do ensino devido à falta de acesso às mesmas.