Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

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INFLUÊNCIA DA DEPENDÊNCIA DA ESCOLA E SITUAÇÃO OCUPACIONAL NO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO DE ESCOLARES BRASILEIROS
Mariana Luíza de Lima, Priscila Missaki Nakamura

Última alteração: 2021-08-05

Resumo


O objetivo deste trabalho foi verificar a influência da dependência administrativa das escolas, da situação ocupacional e da frequência das aulas de Educação Física (EF) no nível de atividade física (AF) no lazer e comportamento sedentário (CS) de escolares brasileiros. Para isso, utilizou-se uma metodologia exploratória por meio da análise do banco de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponível no site do IBGE da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PENSE) do ano de 2015. A amostra foi composta por adolescentes do 9º ano do ensino fundamental, do ano letivo de 2015, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Os adolescentes responderam a diversos questionários relacionados à saúde, incluindo as variáveis AF e CS. Concluímos que houve influência da dependência administrativa, situação ocupacional e frequência das aulas de EF no nível de atividade física de lazer e comportamento sedentário em adolescentes brasileiros.

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