Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA/ESCRITA ATRAVÉS DO LETRAMENTO SOCIOEMOCIONAL: um relato de experiência
Karina Aparecida Magalhães, DUCELENE PIOLI, JULIANA MARIANO PEREIRA, LETICIA VIVIANE PEREIRA, LUANA RAMOS

Última alteração: 2021-09-16

Resumo


O presente trabalho apresenta a experiência do projeto teve como principal objetivo proporcionar aos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia EPT, ofertado pelo Campus Inconfidentes, o contato inicial com a prática docente da Escola Municipal de Ensino Fundamental “José Moraes Cardoso”, em Monte Sião – MG, através do programa Universidade Aberta do Brasil, da Capes. Implementando a proposta de colaborar com o processo de ensino/aprendizagem com foco no ciclo inicial de alfabetização a partir da abordagem das habilidades socioemocionais, sendo uma das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular para a melhoria do desempenho educacional e a formação integral dos discentes. Com a nova demanda educacional imposta pelas medidas de combate a pandemia da covid-19 no ano de 2020, muitas adaptações precisaram ser feitas para a continuidade do processo educacional. Nesse contexto a formação socioemocional mostrou-se grande aliada, contribuindo para o melhor aproveitamento do ensino ofertado, como base para a compreensão pessoal acerca da realidade vivenciada e para o estreitamento das relações sociais de toda a comunidade escolar.

Texto completo: PDF