Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
PESQUISA NA GRADUAÇÃO E A APRENDIZAGEM SOBRE AS ABORDAGENS QUALITATIVA E QUANTITATIVA
Renata Mezete Gouveia

Última alteração: 2021-10-25

Resumo


A atividade de pesquisa no Brasil está estreitamente ligada à cursos de pós-graduação, tornando-se um desafio a suaintrodução na graduação. Este projeto objetivou conscientizar os pedagogos em formação, futuros professores, sobre aimportância da pesquisa como uma forma de conhecer e compreender a realidade, para então agir sobre ela etransformá-la. Como banco de dados, foram analisadas dissertações e teses da Faculdade de Educação da UNICAMP,por meio de análises bibliométricas e epistemológicas das pesquisas. Os conhecimentos adquiridos e a troca deexperiências entre os estudantes e docentes proporcionaram aos licenciandos um novo olhar sobre o papel da pesquisano processo de formação docente; a construção de um olhar crítico sobre o conhecimento, levando-os a pesquisar eelaborar textos científicos mais complexos; a compreensão de que resultados fidedignos são obtidos considerando-seaspectos qualitativos e quantitativos; e que, na busca por respostas para as questões propostas, muitas vezes surgemnovas perguntas e, assim, encontra-se a ciência e a filosofia, na investigação científica e filosófica.

Texto completo: PDF