Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA: a importância da regência na formação de futuros docentes. Uma vivência junto ao programa Residência Pedagógica
Amanda Keller dos Reis Alfeu, Isabella Cristina Cantelles Souza, Amilcar Walter Saporetti Junior, Jane Piton Serra Sanches

Última alteração: 2021-09-21

Resumo


Dentre os desafios encontrados nas salas de aula, as disciplinas de cunho científico possuem pequenos espaços para seu desenvolvimento. Assim, programas como a Residência Pedagógica, além de contribuírem para a formação do futuro docente, propiciam que a possibilidade de trabalhar com a linguagem científica de maneira informal e novas metodologias e recursos educativos cheguem até os alunos, abraçando formas variadas de aprendizado. O presente trabalho buscou relatar a experiência de uma residente na condução de uma aula de biologia para o 1º ano do Ensino Médio do IFSULDEMINAS - Câmpus Poços de Caldas. Houve a preocupação em utilizar uma linguagem acessível a todos os alunos. Por final observou-se que a experiência de desenvolvimento e condução da aula expositiva agregou não só para a formação profissional da residente,mostrando a importância das experiências de práticas pedagógicas e o quanto contribuem para a formação do futuro docente, uma vez que foi notado certa dificuldade da residente em colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação de forma teórica

Texto completo: PDF