Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
JOGOS E BRINCADEIRAS NO 2º ANO DE ESCOLARIDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Denizia de Paula Vilela, Jussara Elizandra Braz

Última alteração: 2021-09-21

Resumo


Esta pesquisa apresenta uma abordagem sobre a importância dos jogos e brincadeiras no Ensino Fundamental I, a brincadeira favorece um grande incentivo ao desenvolvimento de novas habilidades pelo aluno. Para as crianças na faixa etária do Ensino Fundamental I é sempre mais compreensível e agradável se envolverem em situações concretas e desafiadoras que dão significado a elas. Os jogos e as brincadeiras além de dar significado para o aprendizado favorecem alegria, envolvimento e muita satisfação.  Diante disso, o objetivo geral dessa pesquisa é analisar a importância dos jogos e brincadeiras no Ensino Fundamental II, para isso foi realizada uma pesquisa de campo com três professoras que atuam no 2º ano em uma escola pública Estadual localizada no município de Conego Marinho-MG. Após analisar as respostas dos questionários percebemos que os jogos são fortes aliados na aprendizagem de forma lúdica, as professoras utilizam em suas aulas como forma de auxiliar na aquisição do conhecimento. A utilização de jogos e brincadeiras na sala de aula é de grande importância, pois representam mais uma das formas significativas de aprendizagem.


Texto completo: PDF