Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
ESTRATÉGIAS PARA EVITAR A EVASÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: uma revisão de literatura
Géssica Tavares, Georgia Modé Magalhães, Helena Alves Soares Chini

Última alteração: 2021-09-10

Resumo


Incluir é respeitar as diversidades, conviver e entender o outro. Os alunos se inserem no ambiente escolar com leis que os garantem esse direito, porém há muitas dificuldades a serem vencidas, como a evasão. O objetivo deste trabalho foi, por meio de uma revisão de literatura em bases nacionais, conhecer as principais estratégias que vêm sendo utilizadas para evitar a evasão de estudantes com necessidades educativas especiais no sistema educacional básico e superior. Os resultados indicaram que um dos principais problemas encontrados na literatura é a falta de especialização de professores para que eles lecionem na educação inclusiva. No ensino básico e EPT muitos autores apontam soluções como não ser necessário um treinamento docente, e sim entender o estudante a partir de sua inserção na turma. Metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Problemas, apresenta resultados satisfatórios para os alunos com deficiência. Conclui-se que há muitas estratégias, que podem ser utilizadas, como exemplos para o curso superior, diminuindo assim a evasão, sendo a formação profissional de extrema importância para todos, e tendo a escola como cumpridora de seu papel social.

Texto completo: PDF