Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
COMPETÊNCIAS SOCIAIS E HABILIDADES NA FORMAÇÃO DISCENTE: REVISÃO DE LITERATURA E CONSTRUÇÃO DE UM GUIA DE INFORMAÇÃO
Maria Cecília Simões Ortigara, Caroline JAMBASSE, Maria Eduarda Stecca BRENTEGANI

Última alteração: 2021-09-10

Resumo


Muitos trabalhos apontam para os aspectos implicados na construção do saber e em sua forma de aquisição. A inteligência, que é um comportamento muito valoroso para estudantes durante o processo de aprendizagem, não pode ser avaliada apenas como o desenvolvimento de habilidades acadêmicas, mas aliada à curiosidade, pode ser um caminho de desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais de forma prática e aplicada (SOARES, A.B.; et.al. 2013). Uma vez que essas habilidades podem ser adquiridas e desenvolvidas, a escola pode ser um mediador para esse processo de aquisição. O autoconhecimento é o atributo principal na inteligência emocional, quanto mais desenvolvido for o conhecimento de si mesmo, com mais facilidade o indivíduo poderá se valer destes recursos nas relações sociais. Baseado nesse contexto, este projeto teve como objetivo a busca na literatura por temas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem e competências e habilidades inerentes ao processo, bem como a produção de um material de apoio escrito sobre o tema para os alunos do IFSULDEMINAS-campus Pouso Alegre.


Texto completo: PDF