Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
UMA NOVA ESPÉCIE DE Hasemania Ellis,1911 (Characiformes Characidae.) para o alto do rio Tocantins, bacia do rio Tocantins-Araguaia.
Daniel Willian Paulino Abreu, Jane P. S. Sanches

Última alteração: 2021-08-31

Resumo


Hasemania foi descrito por Ellis em 1911, sendo diferenciado de outros gêneros de Characidae por apresentar especialmente ausência da nadadeira adiposa, linha lateral incompleta, duas fileiras de dentes no pré-maxilar e tamanho reduzido, dentre outras características. Ellis (1911) descreveu três espécies para o gênero: H. bilineata, H. maxillaris e H. melanura. Atualmente, Hasemania possui nove espécies, todas com localização endêmica ao Brasil, são elas: H. crenuchoides, H. kalunga, H. maxillaris, H. melanura, H. nambiquara, H. nana, H. hanseni, H. piatan e H. uberaba. Em análise de material depositado em coleções ictiológicas, foram encontrados exemplares de uma nova espécie para o gênero, provenientes do alto rio Araguaia, no estado de Goiás, Brasil. A nova espécie distingue-se facilmente de suas congêneres pela presença de uma mancha larga negra na nadadeira caudal, não contínua com a listra médio lateral.



Texto completo: PDF