Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
ISOLADOS E ABRAÇADOS: suporte pedagógico e o acolhimento humano no ensino remoto
Reginaldo Aparecido Silva, Sílvia de Cássia Serenini Prado, Kleber Martiniano Costa

Última alteração: 2021-09-02

Resumo


O isolamento social causado pela Covid-19, (in)visibilizou ainda mais aprendizes de cursos à distância. Ainda que as barreiras tecnológicas sejam um dificultador, poder escutar e acolher o aprendiz, vai além do papel tradicional do educador. Este trabalho apresenta um recorte das experiências vividas em Curso de Libras no ensino remoto. O uso de tecnologias de informação, proporcionou um acolhimento humano e um maior respeito às diversidades. Foi intencionado, além de subsidiar conteúdo dinâmico, avaliar, respeitar e dialogar com cada aprendiz dentro de suas singularidades. Mesmo com dificuldades tecnológicas, linguísticas, cognitivas e emocionais, foi possível, por meio de recursos didáticos, promover a acessibilidade de todos. A complexidade do ensino remoto, reforçou o uso didático-pedagógico e ampliou a necessidade de ver o outro além das fronteiras do conhecimento.

Texto completo: PDF