Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ESCRITA CRIATIVA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Aline Fernandes da Silva Renó, Geremias Dias dos Santos de Carvalho, Nathalia Paes de Oliveira, Ana Clara Santos Rodrigues

Última alteração: 2021-09-10

Resumo


O propósito deste relato é o de apresentar uma experiência de escrita criativa como contribuição para o ensino-aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) por meio da participação voluntária de estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Machado em um concurso literário, cujo tema foram os Patrimônios da Humanidade. Os três estudantes que, na ocasião, cursavam o 3º ano do Curso Técnico em Informática realizaram uma pesquisa sobre a estrutura do conto, selecionaram os bens considerados patrimônio pela Unesco e escreveram um conto em Espanhol. Desde o primeiro momento, identificou-se a motivação para a participação no concurso como uma oportunidade de escrita criativa somada à prática da língua espanhola, entendendo o resultado do concurso como uma consequência do processo de escrita, da linguagem e de desenvolvimento dos estudantes.

Texto completo: PDF