Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
MONITORIA DE QUÍMICA EM TEMPOS PANDÊMICOS: Um relato das coordenadoras e monitoras do projeto
Francielle Pereira da Silva, Samantha Gramau Alves Zaqueu, Gilze Belém Chaves Borges, Thalita Ferreira Menegassi de Souza

Última alteração: 2021-09-08

Resumo


Este trabalho é um relato de experiência do projeto “Revisando e solucionado: A química mais fácil” que foi desenvolvido com intuito de ajudar os alunos neste período de atividades remotas, auxiliando-os em questões da disciplina química e relembrando-os conteúdos para vestibulares futuros. O projeto contou com reuniões semanais com as coordenadoras e monitoras para discussão das temáticas que seriam abordadas nas monitorias também semanais e de forma síncrona. Os conteúdos foram trabalhados pelas monitoras através de mapas mentais (os quais foram confeccionado pelas próprias bolsistas) com propósito de ensinar o conteúdo de uma forma mais simples e prática. Além disso, foram elaborados formulários, slides e jamboards com questões de vestibulares, a fim de dar chance aos participantes de resolvê-los e em consequência disso avaliar a performance dos alunos. Os resultados alcançados demonstram que a metodologia escolhida atingiu os alunos facilitando o aprendizado. Em relação às bolsistas, foi verificado um crescimento acadêmico durante as reuniões de grupo e principalmente, nos materiais elaborados.


Texto completo: PDF