Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
A ESTRATÉGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM CASOS (ABC) DURANTE A ATIVIDADE REMOTA EMERGENCIAL
Helena Alves Soares Chini, Geórgia Modé MAGALHÃES, Guilherme OBERLENDER, Edivaldo Aparecido Nunes MARTINS

Última alteração: 2021-09-21

Resumo


O curso de Medicina Veterinária do IFSULDEMINAS, norteado pelas diretrizes curriculares de 2019, preveem que os conteúdos devem ser integrados, com utilização de metodologias de ensino aprendizagem ativa, visando o desenvolvimento do raciocínio clínico. Em março de 2020 estas unidades curriculares, bem como as demais, passaram a ser ministradas, na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE), em razão da pandemia da Covid-19, e a ABC (Aprendizagem Baseada em Casos) foi utilizada para propiciar a discussão entre os estudantes e uma intensa interação entre os participantes, de forma interdisciplinar, onde o papel do professor é o de facilitador, utilizando-se tecnologias educacionais. Os casos concentram-se em casos com questões norteadoras, para despertar interesse, devem ser relevantes, criar empatia entre os envolvidos baseados em prontuários de pacientes reais, envolver cenários comuns, que contem uma história e que estejam alinhados com os resultados de aprendizagem definidos

Texto completo: PDF