Última alteração: 2021-08-03
Resumo
objetivou-se com o projeto de ensino a apresentação e elaboração de metodologias alternativas no ensino de Geologia nos Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Licenciatura de Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS, Campus Inconfidentes – MG. A metodologia do projeto de ensino consistiu na análise bibliográfica sobre práticas em estudos geológicos sobre tectônica de placas, isostasia, paleontologia e tempo geológico na disciplina de Geologia dos cursos de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS, Campus Inconfidentes – MG. Na abordagem sobre tectônica de placas e geodinâmica, para avaliar de isostasia de Ary e Pratt foram utilizados o software de geociências Swiff player. Para análise das práticas sobre paleontologia e tempo geológico na Licenciatura em Ciências Biológicas utilizou-se o museu virtual (VSU's Virtual Museum of Fossils). Os conteúdos foram avaliados pelos discentes em: clareza dos objetivos, organização do conteúdo ministrado, carga horária e interação dos discentes. Como resultados, pode-se concluir que as metodologias alternativas utilizadas na disciplina de Geologia foram enriquecedoras, ampliando o rol de conteúdos lúdico-pedagógicas a fim de complementar as atividades durante o cenário de aulas remotas.
Palavras-chave: Atividades lúdico-práticas; Geociências; Engenharia ambiental; Ciências biológicas; Ensino remoto.