Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
UTILIZAÇÃO DE JOGOS INTERATIVOS NO NÍVEL FUNDAMENTAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA MODALIDADE REMOTA EMERGENCIAL
Flora Trézi Pinto Coelho, Fernando Gonçalves de Aguiar Crispim, Jaqueline Nilza Maria Simões, Marcos Magalhães de Souza

Última alteração: 2021-08-05

Resumo


Em meio a Pandemia global vivenciada desde 2020, causada pelo vírus da Covid-19, a Educação precisou ser adaptada para a garantia do isolamento social imposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e assim as aulas presenciais foram substituídas pelas remotas via plataformas digitais. Tendo em vista, esse novo cenário, este artigo relata a experiência sobre a utilização de jogos interativos no ensino de Ciências na modalidade remota emergencial, que os bolsistas do PIBID IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes realizaram com uma das turmas do oitavo ano da Escola Estadual Olinto Orsini, do município de Bueno Brandão-MG. A partir dos resultados foi possível concluir que, dos alunos que participaram dessa atividade, a maioria conseguiu tirar um bom aproveitamento do jogo, o que tornou a aula mais lúdica e dinâmica. Em contrapartida, nota-se que o cenário pandêmico afetou drasticamente a participação dos alunos nas aulas virtuais.


Texto completo: PDF