Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE E MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS DO ENEM NO ÂMBITO DO IFSULDEMINAS – CAMPUS MUZAMBINHO
Eduarda Karoline Bianca Del Vale, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Diego Saqui

Última alteração: 2021-09-13

Resumo


O presente artigo demonstra a aplicação das etapas do Processo de Descoberta de Conhecimento (KDD), utilizando a técnica de Mineração de Dados, que é uma das etapas principais dentro dessa metodologia, além da análise exploratória dos dados. Essa técnica é usada para explorar os dados coletados em algum momento, para se obter informações significativas para planejamento, gestão e tomada de decisão. Neste estudo foi utilizada a ferramenta (WEKA) para auxiliar na etapa de Mineração de Dados e Google Colab para exploração dos dados. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar e identificar o desempenho dos participantes do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho no ENEM, entre 2016 a 2019. Dessa forma, foram feitas análises do panorama geral dos participantes nos últimos quatro anos e um estudo aprofundado aplicando o algoritmo Apriori na base de dados referente ao ano de 2019 para compreender o desempenho dos participantes e auxiliar a instituição em tomadas de decisões. Também foi construído um site que expõe todo o estudo e conta com o método proposto e validado para facilitar no processo de acompanhamento de todas as etapas.

Texto completo: PDF