Última alteração: 2021-07-23
Resumo
O presente trabalho é um relato de pesquisa que teve como objetivo verificar possibilidades da aprendizagem significativa sobre alimentação saudável por meio das aulas de Educação Física, no Ensino Fundamental I. A pesquisa de cunho qualitativo, buscou através da revisão de literatura narrativa, conhecer trabalhos desenvolvidos com a temática em questão, que apontaram a Educação Física escolar com uma estratégia efetiva para aumentar a atividade física entre estudantes, bem como um ambiente privilegiado para desenvolver a aprendizagem em saúde como um conceito estruturado. De acordo com Zancul (2008), é na escola onde crianças passam grande parte de seu dia, se tornando um local privilegiado para ensinar sobre a alimentação saudável. Foi possível verificar que a construção de hábitos saudáveis age como um fator de prevenção de futuras doenças e estabelecer bons hábitos alimentares na infância e mantê-los no decorrer dos anos tem um grande impacto na saúde e bem-estar, reduzindo o risco de doenças crônicas. As aulas de Educação Física podem contribuir com esses hábitos saudáveis, através de atividades desenvolvidas lúdicas.