Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
CITOLOGIA: Experiência com uso de analogias para o ensino remoto
Guilherme Cândido de Souza Martins, Caio Manoel Gouvêa da Costa Vieira, Michelly de Ávila Rodrigues da Cruz, Napoleão Zetuni Júnior, Cristiane Bashiyo Silva, Juliana Cristina dos Santos, Antônio Donizetti Durante

Última alteração: 2021-08-24

Resumo


O estudo de Citologia é de extrema relevância, visto que a célula constitui todos os tecidos dos seres vivos, sendo responsável por todos os processos metabólicos. Este trabalho objetiva relatar a experiência dos estudantes do PIBID com relação à aula sobre introdução à citologia aplicada em três turmas da Escola Estadual Salatiel de Almeida no município de Muzambinho (MG), sendo uma turma regular e duas da EJA, todas do 3° ano do Ensino Médio. Ciente disso, em um período um tanto quanto difícil para os profissionais da educação, visto que em decorrência da pandemia por conta da COVID-19, todas as aulas ministradas para a Escola Estadual foram aplicadas de forma remota e virtual. Utilizou-se de analogias entre coisas do cotidiano dos alunos e estruturas presentes no conteúdo. Quanto à organização da intervenção, foi dividida em três momentos, sendo eles, momento assíncrono, síncrono e por fim, disponibilização de atividade avaliativa com feedback da aula ministrada. Assim, foram analisados: o desempenho e participação das turmas; experiências no modelo remoto; e como essa aula auxiliou os pibidianos em sua formação docente.

Texto completo: PDF