Tamanho da fonte:
CITOLOGIA: Experiência com uso de analogias para o ensino remoto
Última alteração: 2021-08-24
Resumo
O estudo de Citologia é de extrema relevância, visto que a célula constitui todos os tecidos dos seres vivos, sendo responsável por todos os processos metabólicos. Este trabalho objetiva relatar a experiência dos estudantes do PIBID com relação à aula sobre introdução à citologia aplicada em três turmas da Escola Estadual Salatiel de Almeida no município de Muzambinho (MG), sendo uma turma regular e duas da EJA, todas do 3° ano do Ensino Médio. Ciente disso, em um período um tanto quanto difícil para os profissionais da educação, visto que em decorrência da pandemia por conta da COVID-19, todas as aulas ministradas para a Escola Estadual foram aplicadas de forma remota e virtual. Utilizou-se de analogias entre coisas do cotidiano dos alunos e estruturas presentes no conteúdo. Quanto à organização da intervenção, foi dividida em três momentos, sendo eles, momento assíncrono, síncrono e por fim, disponibilização de atividade avaliativa com feedback da aula ministrada. Assim, foram analisados: o desempenho e participação das turmas; experiências no modelo remoto; e como essa aula auxiliou os pibidianos em sua formação docente.
Texto completo:
PDF