Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
DISCALCULIA: como os professores podem minimizar os efeitos da discalculia no aprendizado dos alunos
Jéssica Daniele Lima

Última alteração: 2021-08-21

Resumo


A matemática é tida, pela maior parte das pessoas, como uma matéria de difícil aprendizagem ou, para alguns, até mesmo impossível. Após anos de estudos referentes à aprendizagem dos alunos em diferentes áreas, descobriu-se a existência de diversas disfunções capazes de prejudicar o entendimento e / ou desenvolvimento de novos conteúdos e habilidades. Conhecer tais disfunções, saber como identificá-las e como lidar com elas são saberes indispensáveis aos profissionais da educação para garantir que, caso possua um ou alguns de seus alunos nessa situação, este aluno consiga, com a ajuda de seu professor, em equidade de condições com os demais alunos, compreender o que estiver sendo ministrado. Trabalharemos neste artigo a chamada Discalculia, que afeta diretamente a capacidade do indivíduo em trabalhar com operações matemáticas. O objetivo é entender o que é, o que causa e como minimizar os efeitos da Discalculia no aprendizado dos alunos que a têm.



Texto completo: PDF