Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DO CONFORTO AMBIENTAL NO ENSINO REMOTO DOS ALUNOS DO IFSULDEMINAS
Christiano Junqueira dos Santos, Bruna de Lima Tamelini, Ynara Stefany De Oliveira Silva, Pablyne Sant'Ana Cristeli

Última alteração: 2021-09-10

Resumo


O local de estudo com condições ambientais adequadas é um fator de grande importância para ter melhor concentração, compreensão e aprendizagem. Este trabalho pretende avaliar o ambiente térmico, acústico e lumínico, investigando a percepção dos discentes a respeito do espaço onde estão estudando durante o ensino remoto emergencial (ERE) adotado pelas instituições devido a pandemia do Coronavirus Disease 2019 (COVID-19). Será realizado um relato de pesquisa através da aplicação de um formulário online aos discentes do IFSULDEMINAS.  Foi feito um estudo preliminar através de um formulário online com alunos do curso de Engenharia Civil do IFSULDEMINAS. A partir dele, percebeu-se que os fatores são afetados devido a maioria dos discentes morarem na zona urbana. Com esse primeiro formulário foi possível realizar um estudo de melhor qualidade adaptando a ele questões para analisar de maneira correta os dados que serão obtidos. Os resultados obtidos serão tratados estatisticamente para análise do ambiente de estudo afim de identificar as facilidades e dificuldades no aprendizado.

Palavras-chave: Ambiente Construído; Desempenho de Edificações; Discentes; Pandemia, Ensino Remoto Emergencial.

 


Texto completo: PDF