Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
AS POTENCIALIDADES DO USO DE QUIZ NO ENSINO REMOTO DE MATEMÁTICA
Guilherme Silva Chaves, Joilton Alves Santana Diniz, Julia Simões Gula, Karine Angélica De Deus, Antônio do Nascimento Gomes

Última alteração: 2021-09-10

Resumo


Neste artigo iremos apresentar uma experiência obtida através do uso de quizzes como recurso pedagógico e consequentemente ressaltar sua potencialidade para o ensino de Matemática durante o ensino remoto. Os quizzes foram elaborados por licenciandos em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, campus (sem identificação), participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e desenvolvidas com duas turmas de 7° anos de uma escola da rede pública do estado. Foram utilizadas a plataforma Kahoot! e o programa PowerPoint e as aulas foram ministradas de forma virtual. Observamos que o uso do quiz trouxe a possibilidade de planejar aulas de consolidação, revisão e avaliação do aprendizado dos alunos de maneira, em que, torna o ensino de Matemática menos tradicional e mais prazeroso. Além disso, destacamos que os quizzes foram de extrema importância em relação a interação, dinamização das aulas, incentivo e motivação dos estudantes.

Texto completo: PDF