Última alteração: 2021-09-10
Resumo
No contexto atual decorrente da pandemia do novo coronavírus, tornando inviável a prática do ensino presencial, a atuação dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), IFSULDEMINAS, Campus (sem identificação), subprojeto de Matemática, teve de ser alterada, pois, atividades remotas passaram a ser utilizadas em substituição ao ensino presencial. A partir disso, pensar em práticas para simular o espaço escolar dentro de um ambiente virtual têm se mostrado um desafio, sobretudo no que se refere à interação aluno/aluno e aluno/professor. Nesse sentido, o presente artigo teve como objetivo relatar experiências obtidas pelo PIBID Matemática em atividades com foco na promoção da interação entre a professora, pibidianos e alunos. Para isso foram elaboradas aulas utilizando ferramentas como o Kahoot!, além de dois jogos desenvolvidos virtualmente pelos bolsistas. Embora algumas barreiras como a acessibilidade e a timidez dos alunos tenham interferido nas atividades, de modo geral, as atividades desenvolvidas com o intuito de gerar a interação entre os alunos e professores tiveram os resultados esperados.