Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

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JOGOS VIRTUAIS NO ENSINO REMOTO: uma possibilidade para o ensino de Probabilidade no Ensino Fundamental II
Yasmin Beatriz Pereira Santana, Karine Angelica De Deus, Karine Angelica De Deus, Antônio Do Nascimento Gomes, Antônio Do Nascimento Gomes

Última alteração: 2021-09-10

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência obtido por licenciandos em Matemática no decorrer do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Campus (sem identificação). Iremos apresentar um jogo que foi produzido e desenvolvido no contexto do ensino remoto, com alunos de duas turmas de 6° anos do Ensino Fundamental II. Os estudos teóricos sobre a Probabilidade nos apontaram as potencialidades de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento de conceitos probabilísticos. O jogo contava com o lançamento de dois dados virtuais e o estudo das chances de se obter determinada soma. As situações emergentes durante a aula colaboraram para trazer indagações, reflexões e oferecer oportunidades de progresso do conhecimento em questão. Destacamos como resultados obtidos o potencial do jogo para a ampliação do vocabulário próprio da probabilidade e para reforçar a ideia de que ela se caracteriza como o cálculo de algo que é incerto; as discussões pós-jogo foram um bom meio para mostrar aos alunos que a matemática em muitos momentos da vida é uma aliada para que se tome decisões mais assertivas.

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