Última alteração: 2021-08-23
Resumo
RESUMO
O presente trabalho apresenta possibilidades de uso alternativo do Software educacional e o jogo Quem sou eu ? como metodologia de ensino e aprendizagem. Realizado pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência em aula, no modo de ensino remoto emergencial, com alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Senador José Bento, Minas Gerais. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é apresentar alternativas metodológicas de ensino de química, como o uso do simulador PhET e o jogo Quem sou eu?. Essa ferramenta foi utilizada para incentivar os alunos a compreender o conceito de átomo e seus desdobramentos na disciplina de Ciências. A utilização de métodos alternativos de ensino é de grande importância de modo que o aluno constrói seu próprio entendimento, pois se torna lúdica a visualização da matéria, a participação média em aula e podendo inovar tecnológica mesmo que esteja no modo remoto.
Palavras-chave:
Disciplina de Ciências; Metodologia alternativa; Inovação tecnológica;