Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
LÍNGUA DE SINAIS NA MODALIDADE EaD: o uso de metodologias pedagógicas e a prática do idioma no ensino remoto em período pandêmico
Reginaldo Aparecido Silva, Josiane de Cássia Figueiredo Bastos

Última alteração: 2021-09-20

Resumo


O distanciamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19 fez com que as instituições de ensino reformulassem a oferta de seus cursos. Com isso, surgiu a necessidade de ofertar uma carga horária de curta duração possibilitando alcançar mais pessoas e atender às demandas da sociedade. A oferta de Cursos de Formação Inicial e Continuada, por meio do Programa Novos Caminhos do IFSULDEMINAS, ocorreram de modo remoto contemplando um grande número de alunos em todo o território brasileiro. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências de aplicação pedagógica, o estreitar as distâncias entre aluno-professor-tutor e apresentar as metodologias, no uso de recursos tecnológicos, no ensino da Língua brasileira de sinais, na modalidade EaD. O resultado exitoso se deu por meio do cuidado pedagógico, da aplicação avaliativa com base no QECR, da participação dos alunos em fóruns interativos e dos feedbacks recebidos. A educação é multifacetada, a educação é multicultural, no ensino remoto ela se faz ainda mais presente e a pedagogia deve ser (re)pensada de todas as formas. Re-inventar uma “nova” educação, no uso de ferramentas virtuais, possibilitou um trabalho diferenciado que não se findará após a pandemia. O dinamismo das informações subsidiou mais conhecimento, cumprindo assim um papel transformador no processo de ensino-aprendizagem além das fronteiras.


Texto completo: PDF