Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
MORFOMETRIA DA GENITÁLIA EXTERNA DOS DIFERENTES GRAUS DE SANGUE DE ANIMAIS GIROLANDO E SUA INFLUÊNCIA SOBRE A FERTILIDADE.
Lucíola Faria Barros, Renata Maculan, Rener Oscar Tavares Teixeira

Última alteração: 2021-09-21

Resumo


O objetivo desse trabalho foi analisar a morfometria da genitália externa dos diferentes graus de sangue de fêmeas da raça Girolando e sua influência sobre a fertilidade. Foram utilizadas fêmeas nos graus de sangue 1/2, 3/4 e 7/8 Holandês (n =14, 23, 36, respectivamente). A avaliação da morfometria da genitália externa foi realizada através do comprimento da rima e pela largura vulvar. A eficiência reprodutiva foi avaliada a partir dos dados reprodutivos das fêmeas sendo número de crias, intervalo entre partos (IEP) e o período de serviço (PS). Foi avaliado o efeito do grau de sangue das vacas sobre as variáveis independentes como largura vulvar, comprimento da rima, IEP, PS e número de crias. Os dados foram submetidos à análise de variância pelo programa estatístico SAS e o teste de Tukey foi utilizado para apontar diferenças entre as médias. O grau de sangue das fêmeas não influenciou na morfometria da genitália externa (P= 0,8894) (P=0,1772) e nem os índices reprodutivos (P=0.0961) (P= 0,0883). Conclui-se que a ordem de partos influenciou na largura da vulva dos animais (P=0,0325), sendo que animais com maiores números de partos apresentam maior largura vulvar.


Texto completo: PDF