Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
PROJETO ÁGUA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL - uma experiência de alfabetização e letramento
Jeison Francisco Faria de Oliveira, Stephanie Moreira Aruarte, Tiene de Cássia Donizete Guimarães Jacó, Priscila Alexandre de Roma, Melissa Salaro Bresci

Última alteração: 2021-09-10

Resumo


O presente trabalho trata de um relato de experiência feito por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Pesquisa (PIBID), realizado com crianças do 5 º ano de uma escola municipal integrante do programa. Os objetivos foram trabalhar a educação patrimonial,  buscando conscientizar os alunos sobre a preservação dos recursos hídricos. As atividades realizadas foram a confecção de cartões postais das cachoeiras regionais e a montagem de um filtro de água caseiro visando explicar de forma prática o ciclo da água. Os resultados de ambas atividades foram considerados satisfatórios, tendo se destacado de maneira mais imediata a montagem do filtro. De maneira um pouco mais lenta, a atividade dos cartões postais também se mostrou bem sucedida em termos gerais, destacando-se principalmente a parte da ilustração do cartão.

Texto completo: PDF