Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
JOGO DE TABULEIRO “STONE AGE” COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Rodrigo Janoni Carvalho, Layne Vitória Ferreira

Última alteração: 2021-09-10

Resumo


Os jogos de tabuleiros baseados na estratégia podem ser considerados importantes fenômenos culturais com potenciais educativos. A partir da busca do equilíbrio das funções lúdica e pedagógica, consideramos o uso de jogos na perspectiva de leitura e compreensão de mundo como recurso didático no desenvolvimento de habilidades. Nesse relato de experiência, apresentamos um dos jogos trabalhados no âmbito de um projeto de extensão realizado em um dos campi dessa instituição. Trata-se do jogo “Stone Age” que nos remete à Pré-História possibilitando o trabalho em gestão de aldeias, operacionalização de conceitos históricos e matemáticos e a socialização e interação dos estudantes. O caminho metodológico baseou-se na proposição de estudo dos referenciais bibliográficos pertinentes à temática, assim como a realização de oficinas, em que avaliamos a aplicação dos jogos de tabuleiro como ferramentas pedagógicas. Tem-se que a nossa chave de interpretação se coloca como válida, a partir dos resultados apresentados nas oficinas, sublinhando a relevância do fomento de atividades de ensino e aprendizagem com jogos em interface com a extensão.

Texto completo: PDF