Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
O RPG COMO UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO
Núbia Helena Pereira, Ana Beatriz Magarotto, Luciana de Abreu Nascimento

Última alteração: 2021-09-10

Resumo


O presente trabalho é uma discussão teórica, recorte de uma pesquisa em andamento que busca discutir o uso de jogos para o ensino de ciências da natureza. A utilização de metodologias educacionais que estimulem o estudante a participar ativamente de seu processo de construção de conhecimentos, estão ganhando cada vez mais destaque ao longo dos anos, e uma dessas abordagens é o Ensino por Investigação, baseada em processos simplificados do fazer científico. Uma das possibilidades para se efetivar essa perspectiva é o uso do Role-playing Game, que permite aos estudantes trabalharem com situações-problema dentro de um cenário fictício, além de estimular a cooperatividade e trazer resultados muito positivos para o processo de ensino-aprendizagem.

Texto completo: PDF