Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA: Festividades Juninas no Ensino Remoto
Bremer Alexandre Rosa Silva

Última alteração: 2021-09-20

Resumo


Este trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação àDocência (PIBID) com bolsistas integrantes do curso de Pedagogia do Instituto Federal do Sul de Minas. Apresentareflexões sobre o processo de formação inicial de pedagogos e pedagogas, possivelmente futuros professores durante odesenvolvimento de experiências pedagógicas com a temática Festa Junina, que visavam complementar o trabalho dealfabetização de alunos matriculados no 1º ano do ensino fundamental juntamente com sua professora regente. Nesseprocesso foi oportunizado aprofundar sobre métodos e estratégias utilizados pela instituição e professora mediante oensino remoto. Elaboramos uma Sequência Didática com foco na importância cultural para a sociedade brasileira sem oviés religioso da Festa Junina, promovendo nos alunos o respeito ao pluriculturalismo e à diversidade, conceitos evalores essenciais para a democracia e cidadania. A atuação paralela com a professora regente de sala e a interação comos alunos durante as práticas pedagógicas enriquecem o aprendizado do graduando em formação e oportunizam acontextualização de conteúdos aprendidos no decorrer do curso de Pedagogia. Porém, evidenciamos falhas no ensinoremoto devido às atividades não atingirem significativamente todos os alunos atendidos durante o processo.

Texto completo: PDF