Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
O RELATO DO PROJETO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA/ESCRITA ATRAVÉS DO LETRAMENTO SOCIOEMOCIONAL
Charisse Carvalho de Faria Lamounier Pimenta, Edmilson José Pereira, Isaías Vieira Costa, Keila da Silva Souza, Luciana Alvarenga Silva

Última alteração: 2021-09-20

Resumo


O projeto "O desenvolvimento da leitura/escrita através do letramento socioemocional" teve como objetivo promover a iniciação à docência dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia EPT, ofertado pelo Campus Inconfidentes. As atividades foram desenvolvidas em escolas públicas municipais, sendo este grupo na cidade de Campo Belo- MG. Nosso intuito foi promover novas formas de ensino e aprendizagem e colaborar efetivamente para a melhora do desempenho dos alunos. O projeto realizou o desenvolvimento da leitura e da escrita, a partir das questões socioemocionais, que são um dos preceitos da nova Base Nacional Comum Curricular. A proposta foi que os bolsistas juntamente com os professores supervisores elaborassem estratégias para tratarem das emoções no espaço escolar, tendo como base a leitura e a escrita. O referencial principal foi Daniel Goleman e a teoria da Inteligência Emocional. Os resultados mostraram que para além do trato com as emoções o projeto colaborou com o enfrentamento da Pandemia promovendo uma conexão real entre alunos e escola e a melhora no processo de leitura e escrita.

Texto completo: PDF