Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO REMOTO: desafios enfrentados no desenvolvimento de materiais do PIBID
Caroline Mello Correia, Lídia Corbicelles Silva, Marcela Maia Veronesi, Felipe Kaik Scatola Vianello da Silva

Última alteração: 2021-09-22

Resumo


O momento que estamos vivendo, em decorrência da pandemia gerada pelo novo Coronavírus, exige adaptações em vários âmbitos que perpassam nossa realidade, dentre eles o ramo da educação, especificamente a educação inclusiva que demanda um planejamento ainda mais intenso. Este trabalho, aponta alguns dos desafios enfrentados pelos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que atuam no 6º ano da Escola Municipal Professor Arino Pinto e as estratégias utilizadas para que o conteúdo seja entregue com êxito para a aluna portadora de doença neurológica (Epilepsia). Para a elaboração dos materiais, os bolsistas contam com o apoio e conhecimento de uma psicopedagoga que se disponibiliza para auxiliar na produção dos conteúdos específicos para cada aluno. O material produzido atendeu as necessidades da aluna para o qual foi destinado, contribuindo para o êxito da fixação do conteúdo através das aulas e atividades adaptadas. Palavras-chave: Acesso; Epilepsia; Ensino fundamental.

Texto completo: PDF