Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 13ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA: Monitorias remotas e a relevância na formação acadêmica
Isabella Cristina Cantelles de Souza

Última alteração: 2021-09-10

Resumo


Monitorias são uma das atividades de ensino mais importantes para o suporte aos discentes. Nesse sentido, esse trabalho possui como objetivo descrever e salientar as experiências observadas por integrantes do Programa Residência Pedagógica-CAPES (chamados de residentes) do curso de graduação em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS, durante a monitoria que desenvolveram junto a alunos do ensino médio integrado do campus Poços de Caldas. O presente estudo é descritivo, do tipo relato de experiência, cuja narrativa é baseada na observação e atuação residente-aluno. Diante do cenário da COVID-19 novas medidas educacionais tiveram que ser adotadas para a continuação das aulas, e, assim, as monitorias, bem como as atividades propostas dentro das mesmas foram adaptadas para o uso em ensino remoto, promovendo, através de ferramentas online, a interação com os alunos, apoio ao desenvolvimento da disciplina e esclarecimento de dúvidas. Notou-se a importância da monitoria remota para os alunos, de forma que essa modalidade contribuiu na formação dos estudantes, beneficiando tanto aqueles que receberam a monitora, quanto aqueles que se encontram como monitores-residente, compartilhando conhecimentos, agregando  uma nova forma de enxergar assuntos e práticas, e, portanto, sendo fundamental em momentos futuros, visto que os alunos residentes são licenciandos, possibilitando, assim, uma melhor formação profissional.

Texto completo: PDF