Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 6ª Jornada Científica e Tecnológica 3º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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ESCOLA E SOCIEDADE: desafios à inclusão das classes marginalizadas
JOSIRENE CARVALHO BARBOSA

Última alteração: 2014-10-07

Resumo


Por entender que a escola reproduz as práticas excludentes da sociedade capitalista, faz-se necessário pensar qual tem sido o seu papel na dinâmica social, sobretudo para as classes menos favorecidas. A pesquisa pretende analisar qual o papel da escola – incluir ou excluir as classes marginalizadas? Para isso, serão analisadas as falas de jovens usuários do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que não concluíram o ensino fundamental e hoje se encontram em situação de vulnerabilidade social. O estudo visa também conhecer as causas da evasão e os obstáculos à aprendizagem desses sujeitos, além de compreender suas trajetórias de vida e de trabalho e a relação destas variáveis com a baixa escolaridade. A metodologia utilizada será a pesquisa etnográfica e a pesquisa bibliográfica. O referencial teórico refere-se à Psicologia Escolar e Educacional e às Ciências Sociais, numa abordagem interdisciplinar. Apesar de estar em andamento, este estudo possibilita alguns apontamentos sobre o papel da escola para as camadas mais empobrecidas da sociedade, revelando que estas classes vêm sofrendo processos de exclusões sutis em seu processo de aprendizagem.

Palavras-chave: Educação; Psicologia Escolar e Educacional; Vulnerabilidade Social; Inclusão/Exclusão Social.

 


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