Última alteração: 2014-10-07
Resumo
RESUMO
O presente estudo descreve uma experiência pedagógica nas aulas de Educação Física, proposta do subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência ( Pibid ) do IFSULDEMINAS financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O grupo composto por seis bolsistas, tematizou o tema Gênero e Sexualidade ao longo de aulas de Ginástica Rítmica e Futebol. O estudo foi realizado durante o 1° semestre de 2014, entre março e junho, com alunos do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental II de uma escola estadual localizada na periferia da cidade de Muzambinho – MG. Os conteúdos trabalhados foram futebol e Ginástica rítmica desportiva (GRD) . Apresentamos os conteúdos a serem trabalhados e após isso, seguimos com intervenções conforme os temas propostos, com a finalidade de gerar debates e reflexões entre os alunos. Após as aulas realizadas, foi possível identificar a aceitação por parte de ambos os gêneros no futebol. Diante dos gestos da GRD houve um certo receio por parte dos meninos para a prática das aulas. Nos debates, os alunos colocaram suas opiniões sobre os papéis colocados para homens e mulheres na sociedade. Os reflexos da sociedade influenciam na prática dos alunos durante as aulas, portanto, compreendemos a importância do trato pedagógico dos professores em relação à tematização de gênero e sexualidade com o intuito de reduzir os paradigmas estereotipados.