Última alteração: 2014-10-07
Resumo
Este trabalho teve o objetivo de demonstrar a importância da recreação na educação infantil por meio da literatura vigente e verificar aspectos relacionados à aplicabilidade e o grau de importância de atividades lúdicas nas aulas de Educação Física Escolar.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a fim de levantar informações a respeito do tema e através de um modelo de questionário levantar aspectos relacionados à aplicabilidade de atividades lúdicas nas aulas de Educação Física escolar e o grau de importância que os professores atribuem as atividades de caráter lúdico no processo de ensino aprendizagem. O questionário foi aplicado para oito professoras, divididas entre docentes de Educação Física e pedagogas, que atuam no ensino infantil, em escolas da cidade de Muzambinho/MG, no período referente ao mês de Dezembro do ano de 2013. A pesquisa nos mostra que todas a professoras participantes utilizam as brincadeiras como ferramenta de apoio na aplicação das atividades no aprendizado, isso mostra a grande importância que as atividades lúdicas possui para formação da criança, e cabe ao individuo que trabalha com a Educação Infantil, seja pedagogo ou professor de educação física ter a responsabilidade de oportunizar às crianças as brincadeiras, pois é constatado na literatura que é possível através desta ferramenta pedagógica desenvolver o aspecto cognitivo, motor, afetivo-social.