Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 6ª Jornada Científica e Tecnológica 3º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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Flexibilidade dos alunos do Projeto Segundo Tempo do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho
Mateus Ribeiro Santanelli, renan julio silva, Thales teixeira Bianchi, Andreia Januaria Rezende

Última alteração: 2014-10-07

Resumo


RESUMO

A flexibilidade é um componente importante da aptidão física, podendo ser definida como a maior amplitude fisiológica de movimento para a execução de um gesto qualquer. Contudo, falta consenso científico quanto à sua importância relativa para a prática esportiva. O objetivo do estudo foi classificar o nível de flexibilidade dos alunos que participam do Programa Segundo Tempo no IFSULDEMINAS Campus Muzambinho, utilizando o Banco de Wells como protocolo de avaliação para mensurar a flexibilidade. Em relação aos níveis de classificação da flexibilidade dos meninos, observa-se que 8 meninos (66,6%) apresentam a classificação fraco, 2 (16,6%) como menor que a media e 2 (16,6%) na media. Já as meninas têm como classificação: 6 (50%)  como fraca, , 4 (33,5%) classificaram como menor que a media e 2 (16,6%) na media. E em relação ao sexo as meninas estão com a flexibilidade melhor. Analisando as 24 crianças percebemos que 14 (58%) estão na classificação fraca, 6 (25%) abaixo da media e 4 (16,6%) na media. Conclui-se que a flexibilidade dos alunos participantes do Programa Segundo Tempo do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho está classificada: 14 estão na classificação fraca, 6 abaixo da media e 4 na media. Sabendo dessa informação faz-se necessário a inclusão de atividades que trabalhem a flexibilidade, como por exemplo, alongamentos.

 

Palavras Chave: Flexibilidade, Classificação, IFSULDEMINAS.


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