Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 6ª Jornada Científica e Tecnológica 3º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS: reconhecimento de área utilizando a montagem de exsicatas.
Andréa Lorette, Isadora Batista Goulart, Isabel Aparecida Assis, Isabel Ribeiro do Valle Teixeira, Jaqueline Carlos Funayama

Última alteração: 2014-10-07

Resumo


O artigo tem como objetivo relatar uma prática de ensino de montagem de exsicata, identificação e pesquisa sobre espécies de vegetais coletados em uma área onde será desenvolvida a cultura de uma horta sustentável para analisar os benefícios e malefícios de se manter tais espécies na área. A montagem da exsicata, como método para identificação de espécies vegetais, para reconhecimento de área foi desenvolvido por duas discentes, bolsistas do Pibid, do 5º (quinto) período do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Muzambinho juntamente com 120 (cento e vinte) alunos de 9º (nono) ano, com faixa etária que varia entre 14 (quatorze) a 16 (dezesseis) anos, da Escola Estadual Cesário Coimbra, que se localiza na cidade de Muzambinho, Minas Gerais, no período de 29 de maio de 2014 a 14 de agosto de 2014. Ao finalizar a atividade constatou-se a praticidade, facilidade e emprego de poucos recursos financeiros, além do interesse por parte dos alunos em desenvolver a atividade. Indica-se a prática com alunos de não somente 9º (nono) ano, mas de várias séries e faixas etárias de idade.


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