Tamanho da fonte:
PERFIL MOTOR DE ESCOLARES INGRESSANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA MUNICIPAL FREI FLORENTINO DA CIDADE DE MUZAMBINHO - MG
Última alteração: 2014-10-07
Resumo
Atualmente as crianças deixam de lado as brincadeiras tradicionais para ficarem mais conectados às tecnologias e por isso se tornando mais sedentários e tendendo a obesidade. A Educação Física é primordial para o desenvolvimento motor. O presente estudo visa analisar o perfil motor de escolares no ensino fundamental I, da escola municipal Frei Florentino – Muzambinho/MG. A amostra foi composta por 76 escolares, 58 do sexo masculino e 32 do feminino. Os escolares foram submetidos ao köperkoodinationstes Für Kinder (KTK) cujo objetivo é avaliar equilíbrio, ritmo, força, lateralidade, velocidade e agilidade (Kiphard; Schilling,1974). Os meninos obtiveram resultados superiores às meninas nos perfis normal e alta coordenação motora, houve empate nos perfis boa coordenação motora e perturbação na coordenação motora. Os meninos tiveram resultados mais positivos quando comparados às meninas. Mas avaliando todos, 82,90% dos escolares possui coordenação motora normal, 10,52% possui boa coordenação, 5,26% possui perturbação na coordenação, 1,32% alta coordenação. E 94,74% possuiem perfil motor positivo (soma das classificações normal, boa e alta coordenação motora). Dessa forma, concluímos que os meninos obtiveram resultados mais positivos do que as meninas. A partir destes dados promover intervenção para que essas crianças consigam melhorar seus perfis motores e com isso o melhor desenvolvimento motor.
Texto completo:
PDF