Tamanho da fonte:
INTRODUÇÃO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE MUZAMBINHO-MG
Última alteração: 2014-10-07
Resumo
A educação ambiental, como ferramenta de ensino, reforça a importância de conhecer o modo com que um indivíduo situa-se na natureza. Durante o primeiro semestre de 2014, o tema foi abordado pelo projeto do PIBID nas escolas de educação básica. O objetivo deste trabalho foi desenvolver a percepção ambiental dos alunos e torná-los ativos com uma atitude mais crítica. Os encontros ocorreram semanalmente. O público alvo foram os alunos do último ano do ensino médio de uma escola do município de Muzambinho –MG, com a faixa etária entre 16 e 20 anos. Conteúdos voltados para problemas ambientais foram debatidos e desenvolveu-se uma dinâmica sobre equilíbrio ecológico. Logo após foi proposto a produção de trabalhos temáticos. Estes foram apresentados no evento organizado intitulado I Mostra de Trabalhos de Meio Ambiente. O evento foi aberto a todas as turmas do período matutino e os trabalhos produzidos pelos alunos foram avaliados por uma comissão especializada. Ao final, além do domínio sobre os temas apresentados, os alunos viram a necessidade da mudança de atitudes dentro do contexto ambiental. Com isto, acredita-se que o projeto atingiu o objetivo almejado e as concepções de meio ambiente desses alunos começaram a mudar.
Texto completo:
PDF