Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 6ª Jornada Científica e Tecnológica 3º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
INTRODUÇÃO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE MUZAMBINHO-MG
Miller Melo Sanches, Natália Goulart Torlai Magalhaes, Lucas da Conceição dos Santos, Marilia Daniela de Oliveira, Jacqueline Castelo Branco, Jaqueline Carlos Funayama, Isabel Ribeiro do Vale Teixeira

Última alteração: 2014-10-07

Resumo


A educação ambiental, como ferramenta de ensino, reforça a importância de conhecer o modo com que um indivíduo situa-se na natureza. Durante o primeiro semestre de 2014, o tema foi abordado pelo projeto do PIBID nas escolas de educação básica. O objetivo deste trabalho foi desenvolver a percepção ambiental dos alunos e torná-los ativos com uma atitude mais crítica. Os encontros ocorreram semanalmente. O público alvo foram os alunos do último ano do ensino médio de uma escola do município de Muzambinho –MG, com a faixa etária entre 16 e 20 anos. Conteúdos voltados para problemas ambientais foram debatidos e desenvolveu-se uma dinâmica sobre equilíbrio ecológico. Logo após foi proposto a produção de trabalhos temáticos. Estes foram apresentados no evento organizado intitulado I Mostra de Trabalhos de Meio Ambiente. O evento foi aberto a todas as turmas do período matutino e os trabalhos produzidos pelos alunos foram avaliados por uma comissão especializada. Ao final, além do domínio sobre os temas apresentados, os alunos viram a necessidade da mudança de atitudes dentro do contexto ambiental. Com isto, acredita-se que o projeto atingiu o objetivo almejado e as concepções de meio ambiente desses alunos começaram a mudar.

Texto completo: PDF