Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 6ª Jornada Científica e Tecnológica 3º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
O CONTEÚDO DE BIOLOGIA NO ENXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM): uma análise das questões entre os anos de 2009 à 2013
Wanderson Lopes Lamounier

Última alteração: 2014-10-07

Resumo


A proposta metodológica do ENEM busca a integração das várias áreas de conhecimento e conteúdos curriculares, bem como a contextualização apresentada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Em 1999 algumas instituições de ensino superior passaram a adotar a nota obtida pelo estudante como parte do processo avaliativo para ingresso nas mesmas, e em 2009 teve início à adoção integral da avaliação, em substituição ao vestibular. Desta forma, o presente trabalho buscou analisar as questões de Biologia presentes nas provas das edições do ENEM ocorridas entre os anos de 2009 a 2013 inseridas no eixo Ciências da Natureza e suas Tecnologias, separado-as de acordo com os conteúdos curriculares previstos nos livros de Biologia no Ensino Médio classificando-as como questões conteudistas e interpretativas bem como sua ocorrência mediante apreciação de gráficos, tabelas e conhecimentos gerais dos conteúdos.


Texto completo: PDF