Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 6ª Jornada Científica e Tecnológica 3º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
ABORDAGEM DAS ATIVIDADES FÍSICAS DE AVENTURA NA NATUREZA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Kaique Torres, Daiani Micheli Costa Damião, Thales Teixeira Bianchi

Última alteração: 2014-10-07

Resumo


As AFAN's - Atividades Físicas de Aventura na Natureza se constituem numa forma ampla de educação, que se propõe atingir toda sociedade, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica. É relevante ressaltar que tais atividades de aventura são novidades para a maioria dos alunos, visto que o esporte tradicional é muito abordado em todos os momentos seja no lazer ou nas aulas de Educação Física. O objetivo desta pesquisa é verificar se o conteúdo relacionado com as AFAN’s está sendo abordado nas aulas de educação física escolar no ensino fundamental II (9º ano) das escolas estaduais da cidade de Muzambinho/MG. O procedimento utilizado para coleta de dados foi um questionário aberto.  O método empregado para avaliar os resultados, se deu através de uma apreciação das repostas com o intuito de estabelecer uma discussão. A amostra deste estudo foi composta por três professores do corpo docente que ministram aulas no ensino fundamental II (9º ano) nas escolas estaduais da cidade de Muzambinho/MG. Os resultados mostraram 100% negativos às respostas dos professores. Concluiu-se que, os professores não abordam o conteúdo AFAN’s em suas aulas.

Texto completo: PDF