Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 6ª Jornada Científica e Tecnológica 3º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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DO DNA AO RNA PARA QUEM NÃO VÊ
Héder Falconi Corrêa, Maria Alice Magalhães Bernini, Lucas da Conceição dos Santos, Sircio Alison dos Santos, Nathan de Souza Vasconcelos, Jaqueline Carlos Funayama

Última alteração: 2014-10-07

Resumo


A aprendizagem de temas complexos em Biologia, como a estrutura dos ácidos nucleicos é enriquecida pelo uso de recursos visuais, tais como figuras e animações. Esses recursos atendem alunos videntes, mas não auxiliam os alunos portadores de deficiência visual (DV). Com a tendência crescente da inclusão, é necessária a adequação das aulas e recursos didáticos para não haver um rompimento na formação e elaboração de conceitos em relação às coisas do mundo e a uma falta de motivação para a aprendizagem. O objetivo do trabalho foi desenvolver materiais pedagógicos que auxiliassem os alunos DV na compreensão da estrutura dos ácidos nucleicos, replicação e transcrição. Os materiais foram elaborados para alunos do ensino médio, portadores ou não de algum tipo de DV. Monitorias semanais de acompanhamento de uma aluna DV auxiliaram na elaboração desses recursos. Para facilitar a compreensão através do tato, modelos da molécula de DNA e RNA foram preparados com materiais que permitiam a diferenciação de componentes químicos através de texturas. Modelos destacáveis e linhas foram utilizados para explicar a replicação do DNA e a transcrição. Pudemos perceber que a aluna conseguiu compreender, com o auxílio do material, temas que lhe geravam dúvidas anteriormente. Esse resultado demonstra que a capacidade de compreensão está, muitas vezes, limitada a falta de recursos adequados e é necessário que se criem instrumentos facilitadores da aprendizagem para os deficientes visuais.


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