Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 6ª Jornada Científica e Tecnológica 3º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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EFEITO DA ATIVIDADE FÍSICA EM AMBIENTE VIRTUALMENTE SIMULADO POR EXERGAMES SOBRE A CAPACIDADE MUSCULAR DE MEMBRO INFERIOR EM JOVENS
Fabio Cesar Silva

Última alteração: 2014-10-07

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um treinamento de quatro semanas em ambiente virtualmente simulado por exergames, emulado pelos consoles Nintendo Wii e Xbox 360 sobre a capacidade muscular do membro inferior dominante avaliada com dinamometria isocinética. Participaram desse estudo cinco crianças do sexo masculino estudantes saudáveis com idade de 11 anos, altura de 139 ± 15,3 cm e massa corporal de 37,4 ± 13,2 kg. Os voluntários foram monitorados antes e após o treinamento (12 sessões, 3 vezes por semana) com o jogo EA Sports Active Plus 2® em ambiente virtual com sessões que variavam de 26 a 35 minutos. Esse treinamento envolveu um protocolo de ganho de força proposto pelo próprio game. Aplicou-se o teste T de Student para amostras pareadas para inferência estatística. Após as 12 sessões, observou-se aumento significativo (P<0.05) nas seguintes variáveis: pico de torque na flexão de joelho a 60°/s, potência média na flexão de joelho a 60°/s, pico de torque na flexão de joelho a 120°/s e potência média na flexão de joelho a 120°/s. Nossos resultados permitem inferir que o game EA Sports Active Plus 2® em ambiente virtual pode ser considerado uma atividade física capaz de promover ganho de força de membros inferiores em jovens.


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