Última alteração: 2014-10-07
Resumo
O presente estudo objetivou relatar as experiências dos pibidianos do subprojeto Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS – campus Muzambinho), realizadas na Escola Municipal Dona Francisca Alegretti Bianchi, em Muzambinho-MG. Utilizamos como método a Pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) e como conteúdo de ensino os Jogos e Brincadeiras, tendo como tema transversal Gênero e Sexualidade. O estudo abarcou três turmas do Ensino Infantil e uma do Primeiro Ano do Ensino Fundamental totalizando 87 alunos. Para a coleta de dados utilizamos imagens fotográficas, filmagens, diário de campo e entrevista semiestruturada com as professoras regentes. Inicialmente, investigamos como os estudantes associavam os conteúdos aos gêneros, concluindo caracterizações conservadoras, tais como “futebol e coisa de menino e dança é coisa de menina”. Ao final do processo observamos as seguintes mudanças nos alunos: praticas como futebol e dança começaram a ser vistas como conteúdos que poderiam ser realizados independentemente do gênero e juntos. As formações das filas antes separadas por gênero começaram a ser dispostas em fila única e por outras características como cor de roupa. Por fim concluímos que a intervenção foi de grande importância para os professores entrevistados e alunos, visto sua sensibilização para o tema e ainda mais importante para os pibidianos que testemunharam as transformações ocorridas pós-intervenção.