Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 6ª Jornada Científica e Tecnológica 3º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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DESENVOLVENDO A IGUALDADE DE GENEROS E SEXUALIDADE COM O CONTEÚDO JOGOS E BRINCADEIRAS: um relato de experiências dos pibidianos no ensino infantil.
Raquel da Silva Barroso, Lorrania Miranda Nogueira, Mateus Camargo Pereira, Monica Rosana de Andrade, Rafael Castro Kocian, Renato Melo Gonzaga, Talita Dacioli, Vandilson da Cruz, Fernando Martins de Melo

Última alteração: 2014-10-07

Resumo


O presente estudo objetivou relatar as experiências dos pibidianos do subprojeto Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS – campus Muzambinho), realizadas na Escola Municipal Dona Francisca Alegretti Bianchi, em Muzambinho-MG. Utilizamos como método a Pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) e como conteúdo de ensino os Jogos e Brincadeiras, tendo como tema transversal Gênero e Sexualidade. O estudo abarcou três turmas do Ensino Infantil e uma do Primeiro Ano do Ensino Fundamental totalizando 87 alunos. Para a coleta de dados utilizamos imagens fotográficas, filmagens, diário de campo e entrevista semiestruturada com as professoras regentes. Inicialmente, investigamos como os estudantes associavam os conteúdos aos gêneros, concluindo caracterizações conservadoras, tais como “futebol e coisa de menino e dança é coisa de menina”. Ao final do processo observamos as seguintes mudanças nos alunos: praticas como futebol e dança começaram a ser vistas como conteúdos que poderiam ser realizados independentemente do gênero e juntos. As formações das filas antes separadas por gênero começaram a ser dispostas em fila única e por outras características como cor de roupa. Por fim concluímos que a intervenção foi de grande importância para os professores entrevistados e alunos, visto sua sensibilização para o tema e ainda mais importante para os pibidianos que testemunharam as transformações ocorridas pós-intervenção.


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